sexta-feira, 11 de junho de 2010



Touquinha:



Material necessário: 2 novelos de lã na cor azul ou na cor de sua preferência e uma agulha apropriada para crochê tunisiano nº 5 ½ . Ponto empregado:Ponto tunisiano meia. Modo de fazer: 1- Inicie por um cordão com 10 correntinhas e faça em ponto tunisiano meia 50 carreiras completas (barra da touquinha). 2- Com a laçada na agulha e o avesso virado para a frente puxe uma laçada de cada ponto deste barrado e a cada dois pontos cause um aumento , formando uma laçada falsa na agulha. Volta normal. 3- Faça 12 carreiras completas, sempre trabalhando em ponto tunisiano meia. 4- A partir da próxima carreira de ida, diminua os pontos da seguinte forma; apanhe uma laçada de um ponto e uma laçada de dois pontos, e continue assim, até que restem 7 laçadas na agulha. 5- Termine por unir a touquinha com uma carreira completa em ponto baixíssimo. Cachecol Material necessário: 2 novelos de lã na cor azul ou uma lã de sua preferência e agulha para crochê tunisiano nº 08. Ponto empregado: Ponto tunisiano meia. Modo de fazer: 1- Iniciar por um cordão com 20 correntinhas e trabalhar 100 carreiras completas em ponto tunisiano meia. Conclua o trabalho colocando a franja.


http://crochetunisianocommary.blogspot.com/


Sugestões Bonitas , Rápidas e Práticas!






Pulseiras


Porta copos


Suplas

Bora caminhar e hidratar!!!



TAPETE EM TUNISIANO Mary Elizabeth



1 novelo de fio Barroco Multicolor CIRCULO cor 9392
1 cone de Barbante APOLO ECO CIRCULO 4/6 cor 5150
1 agulha de crochê tunisiano nº 5
Linha para costura na cor dos fios.
Tesoura

Passo a passo:
Modo de fazer:
Inicie pela flor em crochê:
Com o fio Barroco forme um circulo de fio duplo (enrole nos dedos) e iniciando com duas correntinhas, faça 20 pontos altos dentro deste círculo. Puxe o fio para apertar os pontos e arremate com um ponto baixíssimo. A próxima carreira, forme um cordão com 6 correntinhas e prenda a partir de 5 pontos da carreira anterior. Repita este procedimento por mais 3 vezes e faça 10 pontos altos dentro de cada espaço que foi criado intercalando com um ponto baixíssimo em cada início do trabalho. Faça 8 flores.

Apanhe o barbante, pegue uma flor pelo avesso e introduza a agulha a partir de 5 pontos do gomo, puxe uma laçada, arremate e forme um cordão com 15 correntinhas, pegue outra flor e faça o mesmo. Continue assim até a última flor (todas as flores ficarão presas por este cordão).
Vire o cordão e faça a carreira inicial do crochê tunisiano. A partir da próxima carreira, trabalhando em ponto tunisiano meia, faça 8 carreiras completas (não arremate a carreira). Corte o fio e trabalhe a outra lateral, faça 35 carreiras completas. Corte o fio.

Para a bainha lateral, apanhe novamente o fio Barroco e introduza a agulha no ponto e apanhe uma laçada, forme uma laçada na agulha, introduza novamente a agulha entre o ponto e forme outra laçada na agulha, triplicando assim o número de laçadas em relação aos pontos da carreira anterior. Faça o mesmo em todos os pontos*. Volta normal.

Repita este procedimento na outra lateral.
*Para facilitar, trabalhe esta carreira em duas etapas, apanhando as laçadas até a metade do trabalho, faça a carreira de volta, corte o fio e inicie novamente pela metade até o final da carreira de ida.

Com a linha costure as flores, de forma que fiquem uniformes e bem presas.
Termine por prender a franja, corte e desfie com ajuda de um pente.

Tapete: 45 cm de largura x 75 cm de comprimento
Franja: 15cm.

Ponto tunisiano Meia:
Com a laçada na agulha, apanhe as laçadas de todas as correntinhas. Para a volta apanhe uma laçada e arremate um ponto, apanhe outra laçada e arremate dois pontos. Continue de dois em dois até o final da carreira.

A próxima carreira de ida apanhe uma laçada por dentro do ponto da carreira anterior (a laçada que inicia na agulha é a laçada do primeiro ponto). Sempre conte os pontos para que não haja aumentos ou diminuições. Volta sempre igual.
“Aproveite esta técnica e desenvolva tapetes nos mais variados tamanhos e almofadas numa combinação que agradará a toda família!”


para quem quer mais, visite o blog da Mary Magoga